é, outra vez, aquela altura do ano em que a família se junta à volta da mesa. no meu caso, e porque a minha família é alentejana e logo as tradições são influenciadas por esse facto, o borrego vai ser o senhor do almoço de Páscoa.
mas porque as alturas de festa são as mais difíceis para manter a alimentação “controlada” resolvi fazer uma versão mais saudável do clássico folar. para que possamos pecar um pouquinho sem peso na consciência.
Ingredientes:
2 ovos (para cozer)
100ml leite magro
100g manteiga magra
3 ovos
100g farinha de trigo
400g farinha integral
25g fermento de padeiro (ou dois pacotinhos)
12,5g (ou menos) de adoçante
Canela
Erva doce (em pó)
2 c. sopa de aguardente velha
raspa de um limão
Preparação
cozer os dois ovos com casca de cebola para que ganhem o tom mais escuro.
adicionar na misturadora todos os ingredientes pela ordem acima descrita. bater tudo até formar uma massa homogénea e morna.
deitar farinha integral sobre uma bancada e dispor a massa. nesta altura colocar um pouco de massa de lado para decorar no fim.
dispor a restante massa em cima da farinha e amassar bem de forma a não perder o calor. adicionar mais farinha se for necessário. tender bem a massa.
fazer uma cruz na massa e por os ovos. enrolar o resto da massa que tinha posto de lado em tiras e meter por cima dos ovos.
levar ao forno (médio baixo) sobre uma folha de papel vegetal por cerca de 20 minutos ou até espetar um palito e sair seco.
(opção: finalizar pincelando o folar com geleia light para dar brilho).